. Reforma da Rodoviária de ...
. Polícia Militar afasta po...
. MILICIANO MORTO NA BAHIA ...
. Morre hoje aos 89 anos, o...
. LINHA DO SAMBA PARA O CAR...
. JORNAL DA TRIBUNA 2ª EDIÇ...
. Voz que liberou entrada d...
. ELENCO DE "ZORRA" DA TV G...
. POLÍCIA RECUA E ACUSADAS ...
A partir da meia-noite, os relógios brasileiros eram ADIANTADOS em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido. Assim, quando o relógio marcasse às 00h00, este seria automaticamente adiantado para às 01h00.
O Horário de Verão consistia no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo era ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol.
Quando o Horário de Verão chegasse ao fim, os relógios eram ATRASADOS, ou seja, quando fosse 00h00 (meia-noite), a hora voltava para às 23h00 (11 horas da noite).
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança, e também nos períodos de duração.
Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas unidades federativas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Como surgiu o horário de verão ?
A única exceção para o decreto 6.558, de 2008, que define as regras do horário de verão atualmente, ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.
A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.
Para que alguns contratempos como sono excessivo, irritabilidade, estresse e baixa produtividade no começo deste período não atrapalhem tanto, tentem se organizar com antecedência para preparar o organismo e adaptá-lo à mudança. Aconselho vocês a dormirem mais cedo e alterarem gradativamente as demais rotinas, como almoço, jantar e atividades físicas. Com o tempo, tudo se normalizará.